sábado, 20 de dezembro de 2008

Seminário de Cidadania e Meio ambiente em Samambaia

Era uma escola muito engraçada, tinha parede, e bem pintada! Todos podiam entrar nela, sim. Porque Seminário havia ali. Todos podiam participar, de Cidadania iam falar. Todos podiam admirar porque sujeira não tinha lá. Tudo era feito com muito esmero, na escola de Samambaia, número 312! Repórter Quézia Queiroz

O Centro de Ensino Fundamental 312, de Samambaia, encerrou o ano de 2007 com o Seminário de Cidadania e Meio Ambiente. O dia começou com o plantio de mudas sob a orientação dos Educadores Ambientais do Sítio Gerânium, da ONG Mão na Terra. Organizado pelo professor, Davi Fagundes, o evento contou com a presença de representantes da Administração de Samambaia, Regional de Saúde, Grupo de Educação Fiscal do DF, Conselho Tutelar, Os Amigos dos Parques, Escola da Natureza, professores, pais e alunos.
O arquiteto e urbanista da Administração Regional de Samambaia, José Alis Azevedo, apresentou a cidade como um lugar bom para morar, totalmente planejado, quase 100% pavimentado e com água potável em 99,9% das residências. A média de idade da cidade é de 26 anos. “Cidade jovem, povoada de juventude e com muito espaço para crescer”. Afirmou o arquiteto.

Olhos atentos, e muitas, muitas perguntas. Foi assim que os alunos receberam a palestra do Diretor Regional de Saúde de Samambaia, Dr. Cláudio Freitas. Segundo ele, os problemas de saúde da cidade deixaram de ser, por exemplo, sarampo e desnutrição. “O que preocupa hoje é diabetes, pressão alta, doenças dos idosos em geral, doenças provenientes do uso de drogas, como o câncer”. Afirmou o médico que atende no HRSAM. Mas ele destacou o ponto forte da cidade em relação à saúde: a prevenção e o pré-natal. E alertou os adolescentes sobre a gravidez e o risco de se contrair as Doenças Sexualmente Transmissíveis - DSTs.
No coffee break, mais surpresas. As alunas prepararam o cardápio e ajudaram a decorar a mesa. Na recepção, o aluno da 8º série, Carlos Henrique, 15 anos, falou da experiência: “gostei muito de ficar aqui, recepcionar os convidados, a comunidade, e serviu para o nosso aprendizado sobre meio ambiente e cidadania”. Declarou o adolescente do grupo de mobilização do evento.

À tarde, o presidente do Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente, Robson Majus, apresentou um filme sobre a mobilização da juventude para questões ambientais. Houve, ainda, apresentação dos trabalhos e projetos da Escola da Natureza, ONG Mão na Terra, e Amigos dos Parques, representado pelo professor Israel Vieira, líder do movimento. Na ocasião, o professor Israel falou da luta dos Amigos dos Parques, e destacou a causa atual que é a revitalização do Parque Três Meninas. O Centro de Ensino Fundamental 312 firmou compromisso com o Parque Três meninas, e parceria com o movimento Amigos dos Parques. O Grupo de Educação Fiscal também deseja apoiar, em 2008, os projetos dos Amigos dos Parques.

Um comentário: