sábado, 20 de dezembro de 2008

Projeto: Cidadania e Meio Ambiente – Ações sócios-ambientais para a Implantação da Agenda 21 na Escola




Participação, procedimentos e resultados das ações para a implantação da Agenda 21 na Escola.



É uma grande satisfação para nós como Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal, partilhar um pouco da nossa experiência como Educador Ambiental, demonstrando a pedido da Professora BHADRA – Leda Márcia Bevilacqua - Diretora da Escola da Natureza, o desenvolvimento do nosso projeto: Cidadania e Meio Ambiente – Ações sócio-ambientais para a implantação da Agenda 21 na Escola, Centro de Ensino Fundamental 312 – Samambaia Sul – da Diretoria Regional de Ensino de Samambaia.


Resgate Histórico

Quando chegamos ao Centro de Ensino fundamental 312 – Samambaia Sul, encontramos uma Escola completamente depredada. Todos os espaços internos e externos estavam degradados, a auto-estima dos meus colegas e da comunidade refletiam o estado geral encontrado na Escola. Afinal, “refletimos no exterior o somos em nosso interior”, não existe como ser diferente.

Fizemos um estudo geral – diagnóstico - da situação do CEF 312 e a partir daí, iniciamos todo um processo de identidade e elevação da auto-estima da comunidade escolar.

Fomos designado pela Direção que naquele momento assumia, para desenvolver o Projeto Interdisciplinar.

Assumimos a função em dar uma cara-rosto ao CEF 312. Trabalhamos na condução dos educandos na área de Cidadania e Meio Ambiente – onde fizemos uso de textos, filmes, promovendo um reconhecimento – sentir e perceber a escola - juntos, enquanto levávamos os nossos tutelados a fazerem uma reflexão quanto o papel dos seus objetivos, pois estamos somente de passagem nesse Planeta que nos têm acolhido amorosamente.

Elaboramos o projeto Cidadania e Meio Ambiente – Ações sócio-ambientais para a Implantação da Agenda 21 na Escola, que hoje continua sendo desenvolvido na Escola pelo Professor César Augusto Serra Pereira no período matutino e pela Professora Emi Aparecida da Silva no período vespertino.

No ano passado, dentro das diretrizes do projeto – alcançamos várias conquistas: efetuamos palestras informativas sobre o trabalho e incrementamos o processo de coleta seletiva dos resíduos produzidos na escola, onde a maioria dos nossos educandos e professores não sabiam da sua existência; Realizamos visitas com as turmas ao galpão que recebe os resíduos produzidos na escola; Estendemos esse trabalho às residências dos Educandos e Professores que trazem garrafas pets, jornal, alumínio e outros para contemplar o projeto de coleta e reciclagem na Escola; Palestras de sensibilização quanto a situação e o trabalho com os alunos portadores de necessidades especiais. Realizamos visitação dos alunos do ensino regular com os alunos do ensino especial na escola; Agilizamos os trabalhos dos grupos nas turmas com a limpeza das salas e geral da Escola, melhorando as condições do espaço físico utilizado; Desenvolvemos o projeto - lixo é na lixeirinha, onde um grupo de alunas pintavam as lixeiras das salas, melhorando mesmo que pouco as condições das salas com as lixeiras. Estas foram doações da comunidade. Conseguimos montar uma agrofloresta que recebemos de doação de um dos nossos parceiros – ONG Mão na Terra; Formamos uma horta escolar – com a grande ajuda dos alunos, sob a supervisão da Auxiliar de Educação – Waldeci do Espírito Santo e Silva e do Professor Eleny da Silva Pereira, que nos ajudam melhorando a qualidade da merenda escolar para os nossos educandos; Conseguimos ainda, montar um canteiro de flores no estacionamento dos professores, para alegrar ainda mais o nosso ambiente.
Formamos o Conselho de Meio Ambiente e Cidadania do CEF 312 – Samambaia Sul, trazendo muitas parcerias para auxiliarem no desenvolvimento do projeto.
Realizamos ao final do ano, o I Seminário de Cidadania e Meio Ambiente do CEF 312 – Samambaia Sul, pois o nosso projeto coloca a condição de dar uma culminância aos trabalhos em sala-de-aula, onde convidamos várias autoridades – parceiros da Escola – para estarem conosco nesse momento especial. Orientamos que os educandos da 8ª série – turma D, ficassem responsáveis pela condução de todo o Seminário. Foram brilhantes. O nosso I Seminário de Cidadania e Meio Ambiente foi um grande sucesso.






Participação da Diretora da Escola da Natureza no I Seminário de Cidadania e Meio Ambiente do CEF 312 – Samambaia Sul
Nossos agradecimentos especiais por compartilhar conosco essa jornada amorosa.









3 comentários:

  1. vc pode ter adorado o blog mais o cologio e uma porcaria eu estudei la 5 meses uma menina me bateu la eu ja estava falando que ela estava me ameaçando mais e mesma bosta de nao falar nda os diretores e professores tem e medo dos alunos que estudam la bjus by:piikenna

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk estudei lá 5 anos e sow apanha lá quem e fogado (a) melhor escola que estudei !!!!

    ResponderExcluir